licita
Capão Bonito do Sul
Compartilhar:Situada na região Nordeste do Estado, Capão Bonito do Sul leva esse nome devido a um Capão de Araucárias, localizado próximo ao Parque Municipal de Eventos, que por sua beleza, acabou por dar nome à cidade. O município foi criado no dia 16 de abril de 1996, tendo seu primeiro prefeito no ano de 2001, sobretudo, a trajetória do município iniciou bem antes. Registros históricos dão conta de que em 31 de dezembro de 1954, Capão Bonito do Sul teve sua elevação a Subdistrito, sendo elevada a Distrito em 5 de fevereiro de 1980.
Com colonização italiana, a cidade tem registro dos seus primeiros moradores nos anos de 1800, sendo as famílias Bolsonelo, Scopel e Wegler algumas das primeiras a povoar o município. Com economia baseada principalmente na agricultura, atualmente Capão Bonito do Sul conta com população de aproximadamente 1800 pessoas, tendo 75% dos moradores no campo. A cidade é referência regional na criação de ovinos das raças Texel, Dorper, Santa Inês, Suffolk e Ile de France, contando atualmente com mais de 50 criadores comerciais, realizando todos os anos a Feira de Ovinos, que já é tradicional e reconhecida em todo o Rio Grande do Sul.
É um município que se destaca na região no setor primário, contando com uma agricultura pujante, dentre as quais plantações de soja, milho, trigo, feijão, canola e outras. A plantação de erva, também tem destaque. Na pecuária, o município conta com várias Cabanhas que se sobressaem nessa atividade. A bacia leiteira, bem como a ovinocultura, também já conquistou seu lugar de honra, na região. Capão Bonito do Sul segue em contante evolução, buscando oferecer à população serviços públicos de qualidade e eficientes. Aos visitantes, o município dispõe de eventos e lazer com momentos inesquecíveis e diversificados.