Conferência Regional do Turismo

Representantes dos municípios das regiões da Rota das Araucárias, Uva e Vinho, Campos de Cima da Serra, Hortênsias e Vale do Paranhana estiveram reunidos na Universidade de Caxias do Sul (UCS), na quarta-feira (14), para debater o turismo como oportunidade para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. A Conferência Regional do Turismo da Serra Gaúcha, organizada pela Setur, foi realizada com o objetivo de coletar ideias, opiniões e propostas sobre como a região pode utilizar o turismo como um vetor de desenvolvimento.

Entre as propostas apresentadas pelos município surgiram a necessidade de sinalização turística adequada, valorização da produção associada, incentivo às pequenas e microempresas e qualificação profissional. Uma das principais demandas citadas pelas regiões foi a questão das obras de acesso às cidades e melhorias que contribuiriam com a melhor exploração turística dos destinos. Abgail apresentou aos presentes um relatório enviado pela Secretaria de Infraestrutura que já aponta algumas obras importantes para os locais mencionados.

Durante o encontro, a secretária aproveitou para divulgar a realização do 1º Salão do Turismo da América do Sul que a Setur irá realizar em março de 2012 na Capital. A próxima Conferência Regional do Turismo será realizada em Frederico Westphalen, no dia 23 de setembro, e reunirá os municípios da região dos Hidrominerais.